Passo a passo de como emitir uma nota fiscal de devolução, garantia, retorno ou avulsa.
– Dentro do sistema, vá em Comercial > Notas Fiscais > Nota Garantia / Devolução.
– Vá no botão NOVO.
– A seguir, abrirá uma nova tela, será necessário informar o Fornecedor (para quem a nota será emitida) e o CFOP.
– Caso tenha dúvida sobre qual o CFOP utilizar, entre em contato com o Escritório de Contabilidade e explique o motivo da emissão da NF-e, e se é para dentro ou fora do estado. Eles irão informar o CFOP correto para a emissão do mesmo.
– Informado o Destinatário e CFOP, não esqueça de dar um enter para validar os campos preenchidos, e pode ir em SALVAR.
– Na tela seguinte, é necessário inserir os itens da nota, para isso, você pode informar direto o código interno do produto no sistema, ou com o campo código selecionado em laranja, como na imagem, apertando a tecla espaço, é possível informar o nome do produto.
– Informado o produto, caso a entrada dos produtos seja feita com base na importação do XML, as seguintes opções serão exibidas:
– Inserido um item, é necessário informar qual a nota de entrada/compra esse item está relacionado. No caso de entrada por XML de compra, é possível localizar diretamente a nota de entrada por essas opções, caso queira informar manualmente, é só ir no botão FECHAR.
– Insira os produtos da nota, lembrando que os valores tem que ser de acordo com o que o fornecedor passou, ou de acordo com a nota de compra da mercadoria. Isso também vale para os tributos da nota.
– Preenchido o produto, deve-se informar o numero da NF-e e a chave de acesso da nota no qual o produto foi vendido ou comprado.
Lembrando sempre de apertar o enter para validar os campos.
– Caso seja um nota, que precise sair destacado valores de ICMS, ICMS ST ou IPI os mesmo tem como serem informados no campo abaixo:
Lembrando que os campos são em % e o valor é calculado conforme o valor dos itens informados
**Importante** valores ICMS, IPI ou ICMS ST caso forem notas que não tenham entrada com base em XML é preciso saber quais as porcentagens para informar corretamente no sistema e lembrando que é sempre de acordo com o seu regime tributário.
** Para ser destaco o ICMS apenas, o mais comum a se utilizar é CST 60 ou 50 e CSOSN 900 (Também pode ser verificado e informado qual se deve usar pelo fornecedor).
**Para ser destaco o ICMS ST o mais comum é CST 10 e CSOSN 900 (Também pode ser verificado e informado qual se deve usar pelo fornecedor).
– Após informar as porcentagens, precisa também informar o CST/CSOSN conforme for o tipo de operação, como exemplo abaixo:
– Estando tudo OK, pode seguir para a finalização da NF, em Opções > Finalizar.
– Na tela seguinte, ao abrir a padrão para finalizar a nota, na aba TOTALIZADOR é possível conferir os valores informados, se destacaram corretamente:
– Conferindo, e estando tudo correto conforme informado, só seguir com a finalização da nota, ou gerar ESPELHO NFE para enviar ao fornecedor para confirmação dos dados e informações, antes de fazer a emissão final.
– Estando OK, ai só seguir indo em FINALIZAR