10 de março de 2022

Estornar Recebimento – Conta à Receber

Neste guia, você aprenderá a estornar um recebimento.

Se a parcela que deseja estornar for um Boleto, siga para o Passo 1. Caso seja em Carteira, siga para a próxima instrução.

Para estornar o recebimento em carteira, é necessário saber a forma de pagamento utilizada. Se você não souber, pode verificar acessando a seção Receber, filtrando para localizar a parcela que deseja estornar. Em seguida, selecione a parcela e clique em Recibo. No recibo, será exibida a forma de pagamento utilizada.

  • Se a baixa for por Transferência Bancária, siga o Passo 1 para realizar o estorno.
  • Se for por outra forma de pagamento, siga o Passo 2.

Observação: Não é possível realizar o estorno caso o pagamento tenha sido feito por carta de crédito.

Passo 1

Acesse a seção Consultar Movimentação Bancária, que está localizada em Financeiro.

Em seguida, filtre da maneira que preferir para localizar a baixa. Após encontrá-la, clique sobre ela para selecioná-la e, em seguida, clique em Estornar [F7]. A baixa será estornada.
Obs.: No caso de boleto, a data de recebimento será a data de vencimento do mesmo. Ou seja, ao preencher o campo de data, é necessário informar a data de vencimento.

Passo 2

Acesse a seção Caixa e, em seguida, clique em Finalizar Caixa [F6], localizado em Opções.

Clique em Continuar [F10].

Clique em Conferir Caixa [F9].

Clique em Recebimentos para exibir todos os registros. Em seguida, localize a baixa que deseja estornar. Após encontrá-la, selecione-a e clique em Estornar Recebimento.

Após estornar o recebimento, retorne à tela principal do caixa e clique em F7 para acessar a tela de Recebimentos/Devoluções.

Ao abrir a tela, selecione a opção Recebimentos para exibir todos os recebimentos pendentes. Localize o recebimento, selecione-o e clique em Desfazer Recebimento. O recebimento será estornado.

Caso tenha estornado o recebimento errado, é só baixar novamente indo na opção Baixar.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o suporte.