No sistema é possível realizar acordo de contas a receber, para fazer esse processo, entre em “Receber“
Feito isso, abrirá uma nova tela.
Em Cliente, busque pelo cliente no qual deseja realizar o acordo.
Caso tenha o Número do Documento, informe em N° Documento.
Preencha o campo Vencimento com a data ou o intervalo do Vencimento das contas.
Em Modalidade, deixe selecionado o campo A Receber, para puxar somente as contas em aberto ainda.
Selecione o Tipo de conta, Carteira ou Boleto, ou deixe selecionado Todos para puxar todos os tipos.
Em Status, selecione Vencidos, A Vencer ou Todos, dependendo da situação.
Por fim, pressione Pesquisar.
O sistema buscará as contas referente aos campos preenchidos, selecione as contas que deseja fazer acordo.
O campo “Total Devido“, é a somatória de todas as contas na tela. Já o campo “Total Receber” equivale a somatória das parcelas selecionadas.
Lembrando que só é possível realizar acordo entre contas que o Tipo de Venda sejam equivalentes.
Caso um tipo de venda seja Boleto e outro seja Carteira, selecione uma das duas, e vá em Opções > Converter Parcela Boleto <> Carteira
Em seguida, o sistema retornará uma mensagem, informe “Sim”
Feito isso, selecione as parcelas que deseja fazer acordo, vá em Opções > Acordo de Contas.
O sistema oferecerá duas formas de realizar o acordo.
Na primeira forma, deve ser selecionada uma parcela apenas, feito isso vá em “Refazer Forma de Pagamento“
O sistema perguntará se deseja realmente realizar essa operação, informe “Sim“
Abrirá uma nova tela do sistema, na parte superior, ficará os dados da parcela que está sendo alterado.
Em Novo Acordo, selecione o tipo Carteira ou Boleto e informe a Forma de Pagamento.
Na parte inferior, aparecerá os novos dados da parcela com o novo acordo, selecione Salvar.
Feito isso, o sistema informará que a Operação foi realizada com sucesso.
A segunda forma, pode ser selecionada mais de uma parcela. Em seguida Opções > Acordo de Contas > Acordo entre Contas diversas.
Feito isso, abrirá uma nova tela, puxando informações das contas selecionadas e outra aba com a forma de acordo a ser realizada entre as mesmas.
Em Contas a Receber (Acordo), será informado no canto superior o valor total das parcelas selecionadas, um pouco abaixo, o Novo Acordo a ser realizado, informe o Tipo e a nova forma de pagamento. Abaixo, sairá as parcelas atualizadas desse novo acordo. Caso essa nova forma de pagamento tenha desconto ou acréscimo, será informado no canto inferior da tela, também informando a diferença de valores do total original, para o total do acordo.
Feito isso, é só Salvar, e o acordo estará realizado.