Neste guia, você aprenderá a estornar ou baixar uma garantia.
Quando um produto na venda exibe a cor azul, isso indica que ele possui garantia. Ao emitir a garantia, você pode optar por ressarcir ou não o cliente com um produto igual.
1 – Após emitir a garantia, se desejar estornar ou baixar, deve acessar a seção “Consultar Garantia” que está localizada em Comercial.
2 – Aqui, você deve aplicar os filtros necessários para localizar a garantia desejada. O status “Retornado” indica se a garantia já foi baixada; se foi, aparecerá como “Sim”. Há dois botões disponíveis:
Baixar: Este botão permite dar baixa na garantia, decidindo se o produto retornará ou não ao estoque.
Estornar: Este botão permite estornar a garantia do produto. Se o cliente foi ressarcido, o produto será reintegrado ao estoque. Caso contrário, o produto retornará para a venda e o estoque não será alterado.
3.1 – Se você selecionar “Estornar”, a venda voltará a exibir a coloração preta devido ao estorno da garantia.
3.2 – Se optar por dar baixa, você precisará preencher a observação, que substituirá a observação anterior. Nela, você pode registrar uma resposta do fornecedor, uma ação tomada ou outras informações relevantes. Em seguida, escolherá se deseja que os itens retornem ao estoque ou não.
Feito isso a garantia estará baixada ou estornada.